6º dia: 2 de julho – Informação e discernimento

Por P. Vinicius Teixeira, CM

Dia particularmente exaustivo foi o de hoje. Mas não menos necessário e esclarecedor, por tudo o que nos fez conhecer a respeito das estruturas internas da Congregação e de seus procedimentos.

Escutamos ao todo cinco informes. O primeiro foi o do Secretário Geral, Padre Giuseppe Turatti, que nos forneceu dados estatísticos atualizados a respeito da CM. Somos atualmente 3.187 Missionários (3% a menos desde a última Assembleia), organizados em 41 Províncias, 5 Vice-Províncias e 8 Regiões. A maior parte dos vocacionados provém da Ásia e da África. Em algumas áreas, a diminuição de nosso contingente é considerável ou até mesmo vertiginosa. Grande é o número de Missionários ausentes e em situação irregular. Notável é também o número de falecimentos nos últimos anos. Padre Turatti concluiu sua intervenção indicando às Províncias como estabelecer contato com a Cúria, especialmente com o Superior Geral.

O segundo informe foi o do Padre Shijo Kanjirathamkunnel, Procurador e Postulador Geral. Falou-nos primeiro em que consiste o ofício de Procurador da CM e das Filhas da Caridade junto à Santa Sé, particularmente no que concerne à solicitação de faculdades especiais, dispensas e outros assuntos. Em seguida, referindo-se a seu trabalho de Postulador, apresentou o estado atual das Causas de Canonização, considerando cada um dos Servos de Deus e Beatos da FV. Aos Coirmãos de língua portuguesa, interessou sobretudo o que nos disse o Padre Shijo a respeito do processo de Dom Antônio Ferreira Viçoso. Concluída com êxito a fase diocesana e aprovada a Positio, aguarda-se agora o posicionamento oficial da Santa Sé sobre o suposto milagre, já em processo de análise.

O terceiro informe versou sobre a comunicação na CM. Dirigiu-nos a palavra Padre Jorge Rodriguez, responsável pelo setor na Cúria. Foi apresentado um minucioso e bem articulado projeto, compreendendo cmglobal, Nuntia, Vincentiana e as circulares do Superior Geral. Os recursos a serem adotados são os mais diversos: artigos, notícias, imagens, vídeos, etc. Para tudo isso, pede-se a cooperação ativa e constante das Províncias.

Padre Daniel Borlik, como diretor do Centro Internacional de Formação (CIF), informou-nos a respeito das realizações dessa importante instância de formação permanente da Congregação, cuja finalidade não é outra senão promover uma apropriação atualizada do carisma vicentino e o aprimoramento do sentido de pertença à CM, mediante o conhecimento mais esclarecido da vida, espiritualidade e obra do santo fundador. Os Visitadores foram encorajados a continuar enviando os membros de suas respectivas Províncias a este programa de formação.

Por fim, Padre Corpus Delgado, coordenador do SIEV (Secretariado Internacional de Estudos Vicentinos), apresentou sumariamente o trabalho realizado pela nova equipe e seus projetos em andamento: elaboração de subsídios sobre os 400 anos do carisma, levantamento e disponibilização de recursos bibliográficos e criação de um curso de pós-graduação em estudos vicentinos. Aos Visitadores, foi solicitada a indicação de Missionários interessados e habilitados para a pesquisa neste campo.

A última atividade do dia consistiu em acolher as proposições oferecidas pelo Superior Geral para o discernimento a respeito da escolha de seu sucessor, bem como do Vigário e dos Assistentes Gerais. Os delegados foram desafiados a rezar, refletir e decidir com base em critérios indispensáveis, a fim de escolher homens íntegros, enraizados na mística vicentina, sensíveis aos pobres, apaixonados pela missão, identificados com a Congregação, capazes de escutar, dispostos a interagir, abertos à internacionalidade, receptivos à colaboração com a FV, etc. As conferências continentais de Províncias se reuniram para refletir em conjunto sobre as indicações feitas e enriquecê-las com suas próprias perspectivas.

Amanhã, dia 3 de julho, domingo, os membros da AG terão seu dia de retiro, orientado por Dom Varghese Thottamkara, CM. Desta experiência de encontro mais íntimo com o Senhor, esperamos colher a sabedoria que iluminará nossos discernimentos e a força que nos tornará resolutos em nossas decisões.

El pase de diapositivas requiere JavaScript.